domingo, 19 de outubro de 2008

Como Produzir uma Crônica.

A crônica nasceu nas paginas literárias dos jornais e revistas.Poderia ser efêmera (passageira,rapidamente esquecida) como os jornais e revistas que focalizam problemas do dia-a-dia e são esquecidos, mas isso não acontece, pois nossos melhores cronistas procuram faze-la superar essa transitoriedade e a transformaram em um gênero literário.A permanência literária da crônica ocorre pela sua aproximação com o conto, de narrativa tão breve quanto ela.

A crônica aproxima-se bastante do conto, especialmente quando, ao contar uma história, adquire caráter narrativo. Focalizando sempre os assuntos cotidianos, as crônicas são vazadas em linguagem colonial e evidenciam a fala comum, bem popular.

Parecem artigos jornalísticos, quando são de caráter dissertativo, acentuando a opiniões do autor. Geralmente, nesse tipo de crônica, o autor inicia seu texto usando a 3ª pessoa do singular e depois acaba inserindo-se nele, pelo uso da 1ª pessoa do plural, para melhor convencer o leitor daquilo que esta afirmando.

Embora sejam produções literárias em prosa, muitas vezes, devido ao uso da linguagem poética, as crônicas ganham grande conteúdo lírico e constituem verdadeiros poemas em prosa.

3 comentários:

jheynison disse...

vc só falo oq eh, mas nao falo como se produz uma, t+!

Anônimo disse...

Vc enrolou, enrolou, e enrolou e ñ explicou nada...

Anônimo disse...

eu queria saber como se produzia uma cronica? e nao que vc enrolace,sem nos dá uma definiçao exata..