domingo, 19 de outubro de 2008

A Kombi do 'Tio Hélio'

Lembro-me como se fosse hoje, quando aquela Kombi, com aquela tarja amarela em suas laterais escrita a palavra “ESCOLAR”, pegava-me na porta da minha casa.

Minha mãe sempre recomendava ao motorista, Tio Hélio, para que tivesse cuidado comigo, pois eu só gostava de andar ao lado dele no banco da frente.

E como sempre, eu não perdia um minuto sequer de observar os carros que seguiam à nossa frente, pois, principalmente nos dias de chuva, me impressionava como os pneus dos carros aderiam ao chão, quer seja nas retas como nas curvas que faziam.

Era muito divertido e interessante porque eu nem sequer piscava o olho, e sempre que podia, perguntava ao Tio Hélio como é que com aquela pista toda molhada os carros entravam nas curvas e não deslizavam? Aí, a voz da experiência sempre falava mais alta, pois embora Tio Hélio não fosse nenhum catedrático, sempre com aquele ar tranqüilo, sem falar do seu vasto bigode, sempre contrastando com aquele cigarro fedido, fala pausadamente: - Meu filho, um dia quando você crescer e estiver estudando uma matéria chamada física, você vai entender o porquê de o carro não deslizar. Talvez até lá, você nem se lembre mais desse seu Tio Hélio, mas com certeza seu professor ou sua professora vai lhe explicar sobre a “ força de atrito”. Aí, talvez, quem sabe, esse nosso papo que hoje pra você não tem nenhuma importância, seja até assunto para um trabalho da escola.

E eu às vezes ficava perguntando a mim mesmo: - Será que o que Tio Hélio está falando, mais tarde eu vou estudar mesmo?

E justo naquela hora, por um segundo de distração, o sinal fechou, e o coitado do Tio Hélio deu uma encostadinha no pára-choque do carro da frente.

A sorte foi que ninguém se machucou, e depois do susto, tive mais um ensinamento por parte do Tio Hélio.

O mais engraçado foi que ele, apesar do susto que passou, teve o bom humor de me dizer que tudo o que tinha acontecido, por incrível que parecesse, era mais um exemplo de algo que eu também estudaria na matéria de física, ou seja, que toda ação gera uma reação, e eu não conseguia decifrar o que ele estava querendo dizer. Foi quando eu inocentemente perguntei a ele: - Tio Hélio, o que o Senhor está querendo dizer? É que a sua reação foi falar com o moço do carro da frente que ele freou em cima do sinal? E como não podia ser diferente, ele deu a maior gargalhada dizendo: - Se não fosse você meu filho, meu trabalho não seria tão gratificante.

E como não podia ser diferente, ele, com toda a calma do mundo, explicou-me o sentido da “ação X reação” que ele havia falado, ou seja, que ao encostar no pára-choque do carro no sinal, os nossos corpos automaticamente movimentaram-se para frente. E eu fiquei me perguntando.....

Eu acho que o Tio Hélio não é motorista de kombi não, porque ele sabe tudo desses troços de física. Mas será porque?

Eu como uma criança muito curiosa resolvi perguntá-lo: - Tio Hélio, jura que você não vai mentir pra mim? Ele meio assustado perguntou :- O que meu filho?

- Como é que você sabe sobre isso tudo de física?

- Meu filho, é bem simples. É que quando eu era da sua idade eu tinha uma professora chamada Eliana. Ela era uma das melhores professoras de física que tinha na minha escola.

E tinha um grupinho que não gostava da aula dela. Eu, como muito esperto, sempre falava “gente, vamos prestar atenção na aula que no futuro essas bobagens que vocês pensam que a professora está explicando vai nos servir para alguma coisa”. E hoje ta aí, eu aqui do seu lado te explicando tudo aquilo que muitos pensavam que era bobagem.......

-Estude bastante meu filho, porque se hoje eu estou aqui dirigindo esta kombi para vocês é porque eu não aproveitei uma grande oportunidade que eu tive na minha vida de ser sabe o quê?

Eu muito curioso e adorando a historia perguntei-o: -o que Tio Hélio?

-Eu podia ser um professor de física você sabia?

-Ah ta! Eu já imaginava isso. Por isso que eu desconfiava que você sabia de muita coisa....

Passaram alguns minutos e eu muito feliz com a noticia que Tio Hélio tinha me dado vi uma coisa meio estranha. Eu estava percebendo que o nosso carro estava andando para trás e eu como não estava entendendo nada perguntei a minha professora de física.........

-Tio Hélio que negocio é esse que o nosso carro esta andando pra trás?

-Ah Tiago... Essa eu vou ficar ti devendo, porque justo nessa aula eu filei aula. Você acredita?? Então vamos combinar uma coisa: quando você aprender você me explica ta bom?

-Ta ótimo então...

UM DIA QUEM SABE EU POSSA SER UM PROFESSOR DE FISÍCA COMO MEU TIO HÉLIO SEMPRE SONHOU..............

ALGUNS ANOS DEPOIS O MENINO TIAGO, QUE SEMPRE FICAVA CURIOSO NAQUELA VELHA KOMBI, CONSEGUIU REALIZAR O SONHO QUE SEU TIO HÉLIO SEMPRE SONHAVA DE SER UM PROFESSOR DE FISÍCA....

E QUEM ESTAVA EM SUA FORMATURA MUITO ORGULHOSO ERA O TIO HÉLIO........


Tiago Milward de Aguiar

Nenhum comentário: