domingo, 19 de outubro de 2008

O Meio Ambiente em Questão


ORIENTE E OCIDENTE X MEIO AMBIENTE


A China e o Oriente tem se tornado a verdadeira sensação do capitalismo internacional, em virtude do seu crescimento econômico recorde, bem como em razão de seu monumental mercado consumidor.Tendo como o principal impacto a degradação ambiental.

Contudo poucos se dão conta de uma vantagem comparativa do Brasil em relação a China, principalmente no que diz respeito a investimentos internacionais de longo prazo. Segundo especialistas em comércio internacional e marketing, em virtude da globalização, as grandes empresas multinacionais têm se preocupado e irão se preocupar, cada vez mais com o desenvolvimento destruturado. Em função disso, um grave obstáculo se apresenta ao crescimento sustentado do gigante do Oriente em relação ao Brasil: a degradação sem precedentes ao meio ambiente.

O resultado foi terrível, os recursos pluviais ficaram totalmente desequilibrado. A própia capiltal Beijing tem pouquíssimos suprimentos de água, o que demandará pesados investimentos gorvenamentais no futuro. Os grandes rios e lagos estão cheios porém poluídos, pelo desenvovimento desordenado e ofensivo ao meio ambiente. Enfim o resultado do desenvolvimento econômico descontrolado foi uma devastação ambiental sem parar, no que resultou a dez anos atrás na maior enchente já ocorrida no oriente, levando assim a morte de milhares de pessoas.

Tomando ao “lado oposto” do oriente, temos como um exemplo de riqueza natural e com uma biodiversidade “monstruosa”, o Brasil a mercê da sua política modelar, tem um ponto muito importante porém nao visto com grande facilidade a responsabilidade social e ambiental de algumas empresas, credenciando – as cada vez mais para que o país receba mais investimentos a longo prazo. Pois o verdadeiro empresário não pensa somente em conquistar o lucro, e sim ter a convicção que sua empresa possa prosperar cada vez mais com o meio ambiente. No que exige a consiência social e ambiental de todos.

O Brasil poderá se tornar uma potência se souber utilizar, de forma sustentável, sua biodiversidade, a mais rica do planeta, e icentivar a ecoeficiência.
Vamos parar e pensar no futuro da gente e daqueles que ainda estão por vir.

Tiago Milward de Aguiar

Nenhum comentário: